Conheça os “trikes”, os triciclos que mudaram a maneira de fazer exercícios ao ar livre

As atividades físicas foram afetadas durante o período da pandemia, quando a prática de exercícios se restringiu basicamente à sala de casa, à varanda ou ao quintal. As academias estavam fechadas por algum tempo e o isolamento social atrapalhou os planos de quem desejava realizar caminhadas ou pedalar pelas ciclovias.

A Sociedade Brasileira de Cardiologia fez um estudo apontando que o isolamento social foi a causa do sedentarismo para 44% dos entrevistados que realizaram menos atividades físicas durante a pandemia, sendo que 44,3% dos entrevistados ganharam peso no mesmo período.

Com o fim da pandemia, o número de pessoas voltando às atividades físicas, principalmente para ao ar livre, cresceu muito, e pedalar é uma das mais procuradas. No mundo há mais de 1,5 bilhão de ciclistas, segundo a Federação Internacional de Ciclismo, e estes aficionados por pedalar contam com a novidade que chega ao Brasil das recumbent trikes, ou simplesmente “trikes”.


Estes triciclos invertidos, de posição reclinada,
são projetados para serem confortáveis ​​para todos os tipos de corpo e especialmente para os ciclistas que não gostam da perspectiva de sentar em um pequeno assento de bicicleta com uma postura ereta, forçando a coluna enquanto circulam pelas vias públicas.

Ricardo Chede, fundador da GoTrikes, empresa criadora de triciclos para todo o Brasil, explica que a posição do assento dos trikes desenvolvida pela sua equipe se difere por trazer duas rodas na parte dianteira, trazendo mais estabilidade para quem conduz:

“O design diferente coloca o ciclista mais perto do centro do eixo da roda e reduz o centro de gravidade geral da combinação trike e piloto, ajudando a aumentar a estabilidade em relação às bikes tradicionais. Para quem ficou muito tempo sem fazer exercício, esta é uma confortável vantagem”.


Quando comparado aos triciclos do tipo delta, com duas rodas traseiras, o design dos modelos da GoTrikes com duas rodas dianteiras é muito mais estável nas curvas e ajuda a reduzir ou eliminar a sensação de perigo ao realizar curvas fechadas.

Pedalar de maneira mais segura
Na visão de Chede, qualquer pessoa pode utilizar triciclos reclinados e basta um único test drive para sentir a diferença com relação à posição reclinada por razões ergonômicas.

“Em um triciclo reclinado, o peso corporal do ciclista é distribuído em uma grande área. As costas e as pernas sustentam o corpo por completo durante o passeio e esta posição reclinada oferece uma experiência mais confortável e agradável” completa.

Gotrikes

Comentário (1)

  1. Ciclistas mais seguros: motivos para comprar um triciclo reclinado  – Gotrikes
    30 de janeiro de 2023

    […] adora andar de bike pode estar curioso para saber mais sobre esse triciclo “invertido”. Fabricados em São […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *